Os CTT são uma empresa incontornável em Portugal, amplamente conhecida e simultaneamente alvo de críticas. Todos os portugueses têm memórias, tanto boas quanto más, relacionadas com os CTT.
A 1001Noites em 2002 começou desde o primeiro dia com uma parceria CTT, era a altura dos primeiros passos do Ecommerce em Portugal, os apartados e os envios à cobrança (contrarreembolso) estavam a lançar as primeiras sementes no país. Os apartados ofereciam confidencialidade para quem vende e a cobrança "segurança" para quem compra. .
Nessa altura as entregas prioritárias mesmo de Lisboa para Lisboa demoravam 3 dias úteis no mínimo.
10 anos depois, em 2012 +/- começaram a aparecer as primeiras distribuidoras nacionais, trabalhámos com várias, desde as maiores até às mais regionais.
Uma coisa todas tinham em comum (o preço), era mais barato e possibilitava mais lucro para nós e portes mais baixos para o cliente.
Agora em termos de qualidade de serviço, por mais incrível que possa parecer para o público em geral não era nada bom ☹
Nos últimos 3 a 4 anos, a qualidade do serviço das transportadoras melhorou significativamente, mantendo-se os preços mais baixos que os dos CTT. Quase todas as distribuidoras foram adquiridas por empresas espanholas. No entanto, existem alguns serviços críticos em que, até julho de 2022, os CTT ainda não foram superados: